CRIANÇA EM FASE FINAL DE TRATAMENTO DENTÁRIO PROPORCIONADO PELO PROJETO SAÚDE CRIANÇA RECIFE

Darília é uma paciente que entrou para o Projeto Saúde Criança Recife em julho de 2008. Seu diagnóstico é asma crônica, e causava várias reinternações devido à insalubridade do local onde morava. Além disso, ela também sofria um outro problema: seus quatro dentes frontais superiores eram bastante danificados e apresentavam pus de tempos em tempos.

Diante desta situação, levamos o caso para análise de um profissional de odontologia, contudo este nos informou que não era sua área específica e nos indicou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde há atendimento para pessoas de baixa renda através dos estudantes de odontologia daquela instituição, com orientação e acompanhamento dos professores.

Em janeiro de 2010, fizemos contato com a UFPE e marcamos consulta para a menor, que foi muito bem atendida. Todavia, o problema em seus dentes já estava bem avançado e a UFPE não atende casos como os de Darília. Desta maneira, nos encaminharam para a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) para um tratamento mais adequado ao caso. A partir daí, Darília começou a ser atendida pela ABO através de profissionais e estudantes de odontologia, os quais iniciaram um tratamento para recuperação dos dentes da menor. O tratamento levou cerca de um ano e meio, foi dado todo um suporte, não só pelo tratamento, mas também de orientações sobre higiene bucal e prevenção de doenças dentárias. No início do mês de setembro/11, Darília foi para uma consulta de revisão na UFPE, onde foi atendida pela Dra Paula Andréia, a qual informou que os dentes de Darília estão ótimos, muito bem higienizados e prontos para concluírem seu nascimento de forma saudável. A doutora parabenizou Darília pela escovação e nos informou que ela só precisará retornar a cada seis meses para revisão.

Diante do sucesso no tratamento de Darília, deixamos aqui nosso agradecimento ao Dr Carlos Renato Montenegro (www.crmontenegro.com.br), que nos indicou a melhor maneira de tratamento para Darília; ao Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, especialmente à Professora Dra Paula Andréia; e à Associação Brasileira de Odontologia, na pessoa de Dra Mirella, que acompanhou Darília desde o início do tratamento.

voltar